domingo, 24 de abril de 2011

Cultura Indígena e Educação

Retirado do site do FONAPER em 24 de abril de 2011

A cultura indígena ainda é pouco estudada nas escolas brasileiras e, em muitas casos, é apenas lembrada no dia 19 de abril, por ocasião do dia do índio. Nestas situações, sua abordagem pode ser limitada e por vezes, reprodutora de paradigmas e preconceitos históricos em relação a esses povos.
Na atualidade, ao se falar de sustentabilidade, verifica-se inúmeras referências à cultura indígena, justamente por conservarem valores e elementos que grande parte das culturas perderam. A escola torna-se um dos espaços em que preconceitos são superados e outros olhares são construídos quando os conhecimento são disponibilizados adequadamente.
Isto implica olhar a cultura do outro na sua totalidade, buscando conhecer e compreender em alteridade os diferentes elementos constituintes da cosmovisão deste outro.
Para o seu conhecimento e para que você possa trabalhar a cultura indígena com seus estudantes, sugerimos o link http://pibmirim.socioambiental.org/pt-br.Conheça Conheça também outras notícias, acessando o site do Instituto SocioAmbiental (ISA)  http://www.socioambiental.org/. Não deixe de assistir os vídeos, ler as diversas informações presentes sobre os povos indígenas do Brasil.

O FONAPER parabeniza o ISA pelo belo trabalho desenvolvido sobre a cultura indígena.

Abraço,
Barroca



Nenhum comentário:

Postar um comentário