segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

UEPA forma 22 professores em Ciências da Religião

(Do site do GPER)



A colação de grau foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2013 no auditório do Centro de Ciências Sociais e de Educação (CCSE), no Campus I. Ao final do curso, todos os concluintes já estão empregados. A maior parte deles, aprovada no último concurso da Secretaria Estadual de Educação. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) formou mais 22 professores em Ciências da Religião. A cerimônia de outorga de grau, conduzida pela reitora Marília Brasil Xavier, foi realizada na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no auditório do Centro de Ciências Sociais e de Educação (CCSE), no Campus I. Todos os novos profissionais formados, já estão empregados.

Durante a mensagem aos novos professores, a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, falou sobre escolhas, determinação e superação. “Esperamos que vocês consigam levar de nós o exemplo de professores, o exemplo dessa instituição que se supera no dia-a-dia das ameaças internas e externas. Nós superamos pelo  que a gente acredita, porque, nós, professores, somos cosmos da evolução passiva que se faz através da educação, do conhecimento e da promoção da dignidade humana”, afirmou a reitora.

A maior parte dos concluintes foi aprovada no último concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O feito foi destacado pelo orador da turma, Osaías de Jesus dos Santos, que enfatizou ainda a importância do professor para construção de uma sociedade melhor. “A carreira de professor não torna ninguém rico, mas o melhor salário a ser recebido em uma profissão é poder exercê-la. A nossa turma foi diferenciada, todos (que fizeram o exame) se classificaram no concurso. A nossa contribuição positiva vai ajudar a tirar o Pará de um dos piores indicadores sociais do país, que é o da educação”, afirmou o orador da turma.

Muito emocionado, o diretor do CCSE, Pedro Sá, lembrou os desafios de se implantar este curso na universidade, quando nenhuma outra instituição pública havia feito o mesmo, lembrou dificuldades, mas no fim avaliou que a ousadia fez toda a diferença. Para ele, esta aprovação em massa no concurso público para professor não apenas atesta que a Uepa acertou ao fazer esta escolha, mas também referendou a qualidade do ensino ministrado na universidade. “É preciso coragem para fazer a diferença”, afirmou.

Atualmente, além da graduação, o CCSE da Uepa já oferece dois Mestrados: o de Educação e o de Ciências da Religião. “Realmente é uma alegria muito grande saber que nosso compromisso enquanto formadores foi cumprido”, afirmou a coordenadora do curso, Lourdes Melo. O paraninfo da turma, o professor José Antônio Mangoni, durante a cerimônia, falou sobre religião e a importância da dúvida. “Tenho muito receio de quem tem muita certeza sobre tudo, porque esta anda muito próxima da intolerância”, afirmou.



Fonte: UEPA - Mácio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário