sexta-feira, 11 de março de 2011

Ensino Religioso em Chapecó/SC

Publicado pelo FONAPER - Boletim 06/2011

A implantação do Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC foi o assunto discutido em reunião realizada na Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, com a participação de representantes de outras instituições.
No encontro, realizado por iniciativa do curso de Ciências da Religião: licenciatura em Ensino religioso, foi formulado uma proposta a ser encaminhada ao Executivo Municipal de Chapecó para que as escolas municipais passem a adotar recomendações da legislação educacional.
Com base no que é estabelecido na LDB (Art. 33), foi elaborado um projeto de lei municipal que será analisado pelo prefeito e enviado para votação pelo Legislativo. Esse projeto visa garantir o direito da oferta do conhecimento religioso no ensino fundamental da educação básica nas escolas públicas municipais de Chapecó.
O projeto também considera a Licenciatura em Ensino Religioso como habilitação necessária para a atuação na docência do Ensino Religioso. 
O vereador Ildo Antonini entende que o professor precisa ter o conhecimento específico na área para a construção do conhecimento religioso pelo aluno. “A inserção do ensino religioso desde o primeiro ano ajudará na formação pessoal do estudante”, diz o vereador.
Para a coordenadora do curso de Ciências da Religião: Licenciatura em Ensino Religioso, o curso prepara os futuros professores para compreenderem a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. “Somente um profissional habilitado para ministrar a disciplina de Ensino Religioso poderá compreender as diferentes realidades”, argumenta a professora Teresa Dill.
O FONAPER parabeniza a iniciativa de mais um Município Catarinense assumir as determinações legais em relação ao Ensino Religioso, entendido como direito do aluno e dever da escola a respectiva oferta.

Fonte: Unochapecó

Ensino Religioso-PE também parabeniza a todos os envolvidos pela iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário