sexta-feira, 15 de abril de 2011

Relato de uma experiência em Ensino Religioso

Retirado do site do FONAPER em 15 de abril de 2011

O presente projeto foi desenvolvido pela Prof. Cleusa Schmidt Krüger, especialista em Fundamentos e Metodologias do Ensino Religioso em Ciências da Religião – FURB/SC, com graduação em Ensino Religioso – UNIVILLE/SC. É Professora da Rede Municipal de Jaraguá do Sul/SC com regência nas turmas do 1º ano ao 9º ano na Disciplina de Ensino Religioso.

INTRODUÇÃO

 O presente relato refere-se ao Projeto Viagem de Estudos: Templos Sagrados, que foi desenvolvido nas aulas de Ensino Religioso com as turmas dos 8ºs anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz, no Município de Jaraguá do Sul/SC.
Este projeto foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos estudantes a ampliação de conhecimentos já trabalhados em sala de aula, entrando em contato com pessoas de outras crenças religiosas, no sentido de observar, analisar os diferentes templos sagrados e manifestações de fé.
      Desenvolveu-se por meio dos seguintes objetivos: Compreender a função dos templos sagrados e suas diferentes modalidades; Conhecer as diferentes formas de religiosidade; Conhecer os diferentes símbolos, ritos e textos sagrados presentes nos templos religiosos visitados; Reconhecer a diversidade religiosa; Despertar o sentimento de respeito à fé do outro.
Sabe-se que na escola e também fora dela, como uma viagem de estudos, que a aprendizagem pode se tornar mais significativa e prazerosa, além de práticas pedagógicas diferenciadas. Compete também ao Ensino Religioso, enquanto componente curricular, desenvolver práticas que promovam a reflexão e o entendimento das diferenças por meio do estudo do fenômeno religioso.
O fenômeno religioso pode também ser analisado a partir dos templos sagrados, pois, pode ser percebido na história da humanidade que as pessoas manifestam a necessidade de construir lugares: ambientes para se abrigarem, se protegerem, trabalharem, estudarem, se relacionarem, conviverem e também cultivarem suas crenças, espiritualidade, buscando um relacionamento com as divindades, específicas em cada tradição religiosa.
Os espaços sagrados para o cultivo e desenvolvimento da espiritualidade podem ser caracterizados como templos sagrados, que são construções com características próprias em cada religião. Por lugares sagrados entende-se os ambientes na natureza, tais como: matas, lagos, rios, montanhas, caminhos e outros, e também lugares significativos, como: onde nasceu ou morreu uma pessoa religiosa, um mártir, um líder...
São diversos os espaços sagrados nas diferentes Tradições Religiosas, tais como: Sinagogas; Igrejas; Mesquitas; Casas de Oração; Terreiros; Templos e outros.
Os Lugares Sagrados sempre existiram na história da humanidade e sempre tiveram lugar de destaque.
Pode-se citar exemplos como: O Muro das Lamentações, que é o lugar mais sagrado e venerado pelo povo judeu, por lembrar e ser uma relíquia do último templo de Jerusalém; Meca, pois, é a cidade sagrada dos muçulmanos, localizada na Arábia Saudita, lugar em que o profeta Maomé proclamou o Islamismo; O Rio Ganges para os hinduístas, no qual eles acreditam que uma pessoa pode se limpar de seus pecados e curar doenças. Para os Indígenas, toda a terra é um lugar sagrado, bem como todos os elementos que ela contém. Os terreiros de Umbanda e Candomblé são considerados lugares sagrados e também locais de resistência e preservação cultural. Neles ocorrem, além das manifestações religiosas, o encontro da comunidade, integrando as crianças e os adultos (TRANSCENDENTE, 2010)...

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E-mail da Profa. Cleusa - cleusakruger@gmail.com

Abraço a todos.

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