quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Simpósio







O Ensino Religioso é tema de discussão em todos os sistemas de ensino, tanto no que se refere ao seu conteúdo, quanto ao que diz respeito à formação de professores. Por esse motivo, o Simpósio da Revista Diálogo 18 anos, em parceria com o GT Religião e Educação, da ANPTECRE , com o apoio do Paulinas / GPER / PUCPR / PUCSP / EST / UFPB / Claretianos / Salesianos / ANEC / FONAPER, que envolvem pesquisadores de diferentes programas de Pós-Graduação, propõe a reflexão acerca da identidade do Ensino Religioso na relação entre O que ensinar? e Como ensinar? O evento, que visa a discutir sobre a identidade da disciplina, vai ao encontro da recente solicitação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez a todas as áreas de conhecimento para que se indicassem o modo como cada programa de Pós-Graduação contribui com a Educação Básica. Desse modo, para a subárea de Teologia/Ciências da Religião, tal contribuição se viabiliza por meio do Ensino Religioso. O evento também é uma oportunidade para a celebração dos 18 anos da revista DIÁLOGO, que é um dos principais instrumentos de divulgação do Ensino Religioso no Brasil.

A DIÁLOGO – REVISTA DE ENSINO RELIGIOSO e o GT Religião e Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) , propõe sistematizar a discussão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a Ciência da Religião como área do conhecimento, uma reflexão que sustenta a proposição para a efetivação de uma licenciatura dos professores deste componente curricular. Mas, para que possamos articular esta proposta de formação, é necessário melhor definir a identidade da disciplina. Por este motivo, ao celebrarmos os 18 anos da revista DIÁLOGO, importante instrumento de divulgação do Ensino Religioso brasileiro, voltamos à discussão para a questão O que ensinar? e à sua transposição didática para articular o Como ensinar?

Objetivos
Geral
• Refletir sobre o objeto do Ensino Religioso e suas implicações e aplicações metodológicas no contexto educacional.
Específicos
• Refletir sobre o objeto do Ensino Religioso no contexto das Ciências da Religião.
• Apresentar a trajetória do Ensino Religioso nos últimos 18 anos e suas abordagens na revista DIÁLOGO.
• Oferecer um espaço de reflexão e troca de experiências a educadores, pesquisadores e estudantes interessados na área do Ensino Religioso.
• Abordar o desenvolvimento de metodologias para o Ensino Religioso.


Público-alvo: Pesquisadores, docentes de Educação Básica, de Graduação e de Pós-Graduação e pessoas interessadas no tema.
Carga horária: 20 horas
Vagas: 250
Data: 22 e 23 de agosto de 2013


  • Faça sua inscrição por aqui;
  • Consulte aqui a programação;
  • Veja os Grupos de Trabalho e as Normas para submissão dos textos aqui;
  • Local do evento e hospedagem por aqui
Abraço,
Barroca



Nenhum comentário:

Postar um comentário